Mãos à Obra!






(Scroll down for english.)

Assim que saiu o Mãos à Obra fui comprá-lo. A emoção contida ao encontrá-lo na Bertrand, ao pegar nele, ao folheá-lo. Por pouco que me perdi no tempo e no espaço. A minha vontade era sentar-me ali, no chão, pôr-me à vontade e abstrair-me de tudo. Sigo o Saídos da Concha praticamente desde que começou. Foi em Novembro de 2007 que o descobri, depois de ter sido mãe pela primeira vez. Foi quando comecei a descobrir todo este mundo de blogs de costura e crafts. Culpo a Constança por ter reacendido a minha paixão de infância e adolescência pela costura. E por isso estou-lhe para sempre grata. Desde logo identifiquei-me com o seu sentido estético e com o seu gosto pelo vintage e pela tradição, pelas coisas "do antigamente", aplicado a esta vida moderna um pouco louca e tantas vezes mais pobre naquilo que realmente tem valor. 

Para quem, como eu, segue a Constança há anos, o Mãos à Obra é sentido como ter o melhor do Saídos da Concha concentrado num formato portátil, que pode ir mesmo para qualquer lado e sem depender de redes WiFi... Isto dos livros em papel quase já começa a ser uma coisa "do antigamente", nesta era do digital que retira os cinco sentidos do sentir e o resume a muito pouco... Gosto de livros. Do toque e do cheiro do papel. E isso é insubstituível.

Para quem não segue o Saídos da Concha... Bem, shame on you! :)

O Mãos à Obra é um livro lindíssimo! Com a qualidade de imagem, fotografia e stylling do blog. Está recheado de projectos para todos os gostos - de costura, culinária, jardinagem, crafts. A organização por estações do ano é brilhante e tem tudo a ver com o Saídos da Concha! 

Ao ler este livro sinto-me como se estivesse na casa da Constança, a tomar um chá com ela. Talvez acompanhado dos queques feitos a preceito segundo a receita da sua bisavó ou de uma fatia de bolo de natas, servidos num tabuleiro com um bonito pano de linho bordado. Na mesa está uma jarra de flores bonitas, colhidas do seu jardim umas horas antes. Há luz por todo o lado. E essa luz, esse conforto, essa coziness sente-se ao ler as palavras da Constança. 






 A minha vontade ao chegar a casa era fazer os projectos todos, um atrás do outro, como se não houvesse amanhã... :) Mas há que começar por algum lado, e a escolha recaiu na receita dos queques que pertenceu à bisavó da Constança. 

Usei a receita base, dividi em quatro partes e a uma juntei nozes, a outra frutos vermelhos e a outra pepitas de chocolate. A quarta parte ficou simples. Os queques são óptimos! Foram aprovados por todos nesta casa de cinco, e por alguns amigos que tiveram a sorte de estar no sítio certo no dia certo. :)

Todas as variantes ficaram muito boas, por isso experimentem e inventem outras! A ideia do livro é mesmo essa - experimentar, puxar pela criatividade, pôr um pouco (ou tudo) de nós naquilo que as nossas mãos fazem. 

O sabor preferido das minhas ajudantes foi... pepitas de chocolate. Que mais seria de esperar? :)

Da próxima vez vou tentar fazer um mix com uma receita de bolo de limão e sementes de papoila que fiz aqui. Devem ficar óptimos!

Também recomendo o bolo de natas! Já o tinha feito com a mesma receita, publicada no blog, e é delicioso!





E porque esta publicação não ficaria completa sem um projecto de costura - afinal é a minha paixão e foi por isso que comecei este blog em 2007 -, decidi escolher este, do saco para a roupa suja (incluído nos projectos de Primavera) transformado nesta minha versão em saco/embrulho ecológico para as prendas de Natal! 

Escolhi um tecido com cavalos Dala - um motivo nórdico tradicional e do qual gosto bastante -, em vermelho e roxo (comprado aqui). Recortei alguns cavalos aos quais apliquei beitão termocolante. Estes foram depois aplicados nas fitas de cetim vermelhas, e um serviu como etiqueta onde escrevi o nome de quem vai receber este presente. Gostei imenso de ver o saco debaixo da árvore de Natal! Vou fazer mais uns quantos e usar pano em vez de papel neste Natal. O que dizem?




O Mãos à Obra foi para mim uma leitura um pouco emocional por várias razões. E isto parece estranho num livro classificado na categoria de "prático, hobbies, jardinagem", não? Eu diria que não é surpresa para quem acompanha o Saídos da Concha.. Tal como disse acima identifico-me muito com a Constança e uma das coisas que mais me tocou, logo no início do livro, e que me deteve por um pouco, foi a dedicatória. "Para o Tiago". O marido que está sempre lá, que apoia, que contribui de uma forma tão "pequena" mas tão grande... Compreendo porque lhe agradeces, Constança. Como te compreendo... (e agora vou fazer de conta que ninguém nos ouve e que estamos as duas no nosso chá). Ser marido de blogger, de empreendedora criativa, nem sempre é fácil. E é preciso um homem bom, paciente, de um coração enorme. E tenho a certeza que tu sabes o que eu quero dizer com isto. Devia haver um clube só para eles, com direito aos maiores privilégios. :) 


Estes são os próximos projectos que vou fazer! 
Uma clutch prática, simples e super gira - para mim e para oferecer neste Natal. E uns cestos de tecido para guardar tudo aquilo que anda sempre em sítio incerto ou espalhado por todo o lado...

No Mãos à Obra podem encontrar muitos outros projectos como: almofadas, flores cristalizadas, arranjos de flores, uma receita de pão, compotas e geleias, como forrar um banco ou uma cabeceira de cama, como fazer uma manta de piquenique (também está na lista!), almofadas de praia, ou uma manta de retalhos para brincadeiras, e muito, muito mais! Tem óptimas ideias para prendas de Natal feitas à mão e receitas para adoçar esta época de Festas!

Se quiserem ver mais alguns destes projectos visitem os blogs abaixo! Hoje, várias bloggers estão a publicar sobre o Mãos à Obra, mostrando um projecto do livro! Resolvermos fazer uma surpresa à Constança, como forma de agradecimento e retribuição pela sua inspiração e amizade. Tive a oportunidade de ver alguns antes da sua publicação nos blogs e só vos digo que vale mesmo a pena ir lá vê-los!

S is for Sewing
House of Estrela
Pequeno Mundo a 3
Conversas de Hermanas
Fairies, Bubbles & Co.
Rita Pirolita

Boas festas! E, mãos à obra!! :)


And now for our international readers! :)

This post is about a book review. This book is in Portuguese only. It is from Constança, the blogger and homemaker behind the blog Saidos da Concha. Make sure to go visit her blog - it is one of my favorite blogs ever and one of the most beautiful blogs on homemaking, sewing, crafts and DIY... 


76 comments

  1. Adorava ganhar. O lovro parece fantástico.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Mãos à Obra é mesmo muito bom. Boa sorte!

      Delete
  2. Que post lindo :-) adorei o saco para os presentes e os bolos ficaram com óptimo aspecto.

    ReplyDelete
  3. Será que terei sorte?
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Sara mega review! As fotos incriveis! Adorei os sacos... e que maneira mais gira de embrulhar os presente, nao faz lixo, e ecologico e melhor ainda pode ser reutilizado para outras coisas! CLAP CLAP CLAP!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Rita! ;) Fiquei fascinada com os sacos, confesso. São tão, tão simples, tão giros, e tão versáteis! E estou ansiosa por ver as tuas toucas para o banho! Também estão na minha lista de projectos a fazer. :)

      Delete
  5. Lindo Sara! Até me comovi e não sou a Constança. Tudo simplesmente lindo... :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Patrícia! Era para ser uma "review" mais séria, "profissional", e acabou por ser um post mais pessoal e emocional... Não consegui evitar... (Sou do mais lamechas que há, confesso... :) )

      Delete
  6. Que lindo o teu review Sara, fiquei com a lagriminha quando falas sobre o agradecimento dela ao Tiago. Esses queques têm tão bom aspeto, tenho que os fazer e com nozes que eu sou louca por nozes... e o saco.... ai Sara, não deixas de me maravilhar! um beijinho grande

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Magda! O agradecimento ao marido foi mesmo uma das coisas que me tocou mais... Sei bem o valor de ter um marido que apoia este hobbie que às vezes mais parece um trabalho não-remunerado a tempo inteiro... Não quis colocar clichés no post, mas a verdade é que se por detrás de um grande homem há uma grande mulher, penso mesmo que por vezes o contrário também se verifica. E sei que tu também sabes o que eu quero dizer com isto. ;)
      Obrigada pela tua amizade "de costurices"! Tu é que não deixas de me maravilhar com a tua capacidade única de reaproveitar roupas e objectos que parecem ter terminado o seu período de actualidade... Beijinhos!

      Delete
  7. Também sigo a Constança desde há uns anos e tem sido uma inspiração. Principalmente porque desde há 4 anos que tenho como profissão "mãe a tempo inteiro" e em espaços menos agitados trabalho com costuras e cartonagem. Esse livro vinha mesmo a calhar! ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carla, também sou mãe a tempo inteiro! É a melhor e mais difícil profissão de sempre, não é?... :) As minhas costuras (e este blog) também são um hobbie dos tempos livres e uma forma de fazer alguma coisa por/para mim. O livro tem vários projectos de costura super giros e super simples. Boa sorte!

      Delete
  8. Que optimo presente de natal!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Seja quem for que ganhe espero que consiga chegar a tempo do Natal! :)

      Delete
  9. Adorava ter o livro e agradeço a partilha. Wish me luck!

    ReplyDelete
  10. Gostava tanto tanto de ter o livro. Sigo o blog da Constança e acho que já li e reli o mesmo centenas de vezes. Obrigada pelo seu post...agora vou ler o seu blog. Bjs Catarina

    ReplyDelete
    Replies
    1. Catarina, fui espreitar a receita do bolo de cenoura com recheio de chocolate! Os meus 3 estarolas começam as férias esta semana e vai ser uma receita que vamos fazer! (Gosto muito de bolo de cenoura!) Obrigada!

      Delete
  11. Grande prenda de Natal!
    Tenho mesmo que fazer o bolo de natas!!
    LP

    ReplyDelete
    Replies
    1. O bolo de natas, e os queques, e o bolo de laranja, e os russos... :) E depois pedir uma indemnização à Constança pelos quilos a mais... :D

      Delete
  12. Não conhecia este blog e... vai ser mais um para seguir!
    Gostei muito do que vi, e agradeço os links para tantos outros blogs com tanta coisa. O difícil vai ser acompanhar tudo o que gostaria... :)
    Quanto ao livro da Concha, é, tal como o blog e tudo o que ela faz, uma delícia!
    Maria Pinheiro

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Maria! Acompanhar blogs, quando há tantos e tão bons, é mesmo difícil!... Eu costumo usar o Bloglovin' - um agregador de leitura de blogs. Vou lá uma ou duas vezes por dia, uns 10-15 minutos e vou-me mantendo a par dos blogs que gosto mais. Mas às vezes só ao fim-de-semana é que consigo pôr as leituras em dia! :)

      Delete
  13. Descobri há pouco tempo o saídos da concha e como eu adorava ganhar o livro!!! Também eu sou fã de livros em papel! Apesar de gostar muito da internet e de tudo o que nos traz em segundos, nada substitui o cheiro de folhear um livro. Pelo menos para nos de uma geração mais antiga;)

    ReplyDelete
  14. E agora fiquei fã deste blogue! Eram duas coisas boas: uma, conhecer um bom blogue já ganhei; a segunda, ganhar um livro espectacular? Quem me dera!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Ana! Confesso que para mim é estranho ter "fãs" porque não me vejo como uma "estrela" nem como uma grande blogger... :) Este blog começou por ser para mim do que outra coisa, para poder ter um espaço onde registar o meu hobbie e alguns acontecimentos de família... Mas fico feliz por haver pessoas que gostam de vir espreitar as minhas costurices... :) E concordo contigo, os rapazes também são fofos! ;)

      Delete
  15. Que post tão lindoSara!
    Subscrevo totalmente os elogios à Constança e ao Mãos-á_Obra - estou a torcer por uma versão traduzida em breve ;)
    Ah, só não fiz os queques com noz e pepitas de chocolate porque supôs que o fosses fazer, mas depois do sucesso da versão simples, acho que não vou esperar muito para experimentar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh, podias ter feito na mesma! :) Ficam mesmo bons! E concordo contigo, uma versão em inglês seria fantástica...

      Delete
  16. ❤️ Quero muito o Mãos à Obra no sapatinho ❤️ Obrigada pela oportunidade e um beijinho, *M*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada eu pela visita! Um beijinho e bom fim-de-semana!

      Delete
  17. Recebi o "Mãos à Obra!" como presente antecipado de aniversário e estou deliciada com o livro. Tanto que ainda não me decidi por onde começar a experimentar projectos! Se ganhar este sorteio, o livro irá pra a minha irmã, que também é uma entusiasta das artes manuais!

    ReplyDelete
  18. Adorava receber o livro.

    ReplyDelete
  19. O livro da Contança está na minha wish list de Natal.
    Adorei o post e fiquei ainda com mais vontade de o ter e ler e experimentar :-)

    ReplyDelete
  20. Olá Sara!!
    Também sigo o blog da Constança há alguns anos e ver o que ela publica faz-me lembrar que o melhor da vida são as coisas simples. Os trabalhos que publica, as fotografias dos sítios onde viveu e vive, o facto de, neste momento, estar do outro lado do mundo com dois filhos.... faz-nos parecer que é tudo muito fácil.
    Obrigada por este passatempo. Beijinhos

    ReplyDelete
  21. Já tenho o livro e adoro! Já fiz o pão e as flores cristalizada.
    Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu vi o pão e as flores cristalizadas! ;) Ficaram com um aspecto maravilhoso!

      Delete
  22. Era taoooo bom ganhar! O livro é o máximo. Obrigada a ambas, autora do livro e deste blog, ambos inspiradores!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada eu Mariana, por estares aqui. :) Nem sabes como fico feliz por saber que de alguma forma este (pequeno) blog serve de inspiração.

      Delete
  23. Quero no meu sapatinho!

    justdaisy,76@gmail.com

    ReplyDelete
  24. Um sonho de consumo....lindo
    Dedinhos cruzados!!!
    Naiara Tavares

    ReplyDelete
  25. Bem eu não conhecia a Constança e nem o seu blog... mas estou completamente maravilhada com o seu trabalho!
    Obrigado Sara por o partilhares!
    Diana Oliveira

    ReplyDelete
    Replies
    1. A Constança é mesmo fantástica! Se não ganhares o livro eu depois levo-o para o nosso clube de costura para dares uma vista de olhos - é lindo, lindo!... (Demoro sempre uns minutos a perceber que a Diana Oliveira és tu, Diana! :D )

      Delete
  26. Eu quero de natal o livro"mãos à obra"!!!constanca Cabral.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Solange, que coisas lindas que você faz! Obrigada pela visita. :)

      Delete
  27. Poder folhear o livro da Constança seria uma excelente forma de terminar 2014.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sílvia! Claramente um óptima forma de terminar 2014 (no quentinho, com um chá e um dos bolos do livro) e começar 2015 super inspirada! :)

      Delete
  28. Tudo absolutamente maravilhoso!! Já me estou a imaginar sentada em frente duma lareira quentinha, com as luzes a piscar da árvore, e a ler o livro da Constança... Perfeito! <3
    Raquel Coutinho

    ReplyDelete
  29. Muito cool este giveaway! Sigo o blog da Constança há muitos anos e é mesmo bom saber que o livro está e ter sucesso. Estou ansiosa por tê-lo nas mãos!
    ...E parabéns pelo post está "delicioso"!

    ReplyDelete
  30. Também sigo o blog da Constança e o livro tem sido uma compra adiada...agora está na lista de natal, na minha e também para oferecer!

    ReplyDelete
  31. Muito obrigada, Sara, por este post que me tocou tão profundamente. Não sabia que lias o meu blog há tantos anos, pelos vistos tens assistido a tudo desde o princípio! Um dia temos mesmo de nos conhecer ao vivo!

    ReplyDelete
  32. Muito obrigada pelo giveaway! Vamos ver se tenho sorte! So recentemente comecei a seguir o "Saídos da Concha", que me trouxe até aqui! As minhas aventuras criativas são "recentes", e ainda tenho muito a aprender...! E estes blogues são uma ajuda excelente, com o livro, seria um optimo bonus e uma ajudinha extra! ;) x

    ReplyDelete
  33. Tenho gostado imenso de acompanhar o "Saídos da Concha", obrigada pelo passatempo é uma excelente prenda de Natal!

    ReplyDelete
  34. Adorei o saco/prenda! que ideia original e útil, acima de tudo.. Eu que tenho a mania de guardar os embrulhos mais giros, só porque acho um desperdício total o pouco uso que têm. Vou com certeza partilhar a ideia, obrigada! Acho que neste natal todos vão querer levar o seu embrulho ;)

    ReplyDelete
  35. Obrigada pela oportunidade, gostava de participar! :)

    ReplyDelete
  36. Obrigada pela partilha. Tudo tão bonito e delicado. "Mãos à obra " o ano todo :D

    ReplyDelete
  37. Já atenho o livro! É mesmo muito, muito giro! E já fiz o bolo de natas. Uma delicia!

    ReplyDelete
  38. O livro da Constança é lindíssimo e esta review faz-lhe toda a justiça!

    Por acaso já tenho o livro, mas para minha grande pena, o tempo foge-me e não tenho tido a possibilidade de lhe dar a devida atenção, toda aquela que ele merece!

    ReplyDelete
  39. I love to read that book even though i don"t know Portuguese.I have been following Constança blog, Saidos da Concha since 2007 It was my first blogs I started to follow. She inspires me a lot!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  40. Adorei o review do livro - adorava tê-lo. Sigo o blog da concha há anos e li-o de uma ponta a outra. Identifico-me tanto com ela, mesmo sem a conhecer pessoalmente . Beijinhos

    ReplyDelete
  41. Adorava lê-lo !

    ReplyDelete
  42. Já pedi ao Pai Natal, este ano mereço este livro :)

    ReplyDelete
  43. Um must have que ainda não tive oportunidade de adquirir. Sem dúvida muita imaginação centrada nos bons costumes antigos e cheio de cheira a tardes em família e a carinho em cada linha!

    Um post muito bom e merecido! ***

    ReplyDelete
  44. impossível não comentar, obrigada pela oportunidade!

    ReplyDelete
  45. Estive com o livro na mão e é fantástico :)

    ReplyDelete
  46. Adorava ter este livro :) Sigo a Constança no instagram e delicio.me com as coisas que faz! É verdadeiramente inspirador e delicioso!!

    ReplyDelete
  47. Obrigada, Sara. Ainda não tenho o livro; viu-o na altura que saiu mas não comprei e foi passando.... Pode ser que tenha sorte, se não vou mesmo comprar! :)

    ReplyDelete
  48. Faz parte da minha lista de livros a obter! :) Vamos ver se é agora! ;)

    ReplyDelete
  49. Adorava ganhar! Sigo o blog da Constança e adoro e agora vou passar a seguir o seu Sara! Parabéns as duas!
    Se não ganhar vai ser o meu presente de natal só para mim!
    Mariana Varella

    ReplyDelete
  50. Essa oferta tem muito daquilo que gosto: costura, receitas, as fotos lindas, o estilo e em PAPEL - a cereja to topo do bolo :)

    ReplyDelete
  51. Fantástico passatempo e fantástico o livro! Adorei o blogue e adorava receber o livro! Beijinhos e tudo de bom, com muito sucesso!

    ReplyDelete
  52. Adorava receber este natal o livro da Concha! Que bonita ideia esta de sortear um segundo exemplar.
    Boa sorte a todas!
    Sara, o post está lindíssimo!

    ReplyDelete
  53. Oh não ganhei!!! Paciência fica para a próxima.
    Santo natal sara e Constança e que 2015 os blogs continuem espetaculares 👏👏👏

    ReplyDelete

Thank you for stopping by! Feel free to leave a comment and I will get back to you soon!